OPA! Olhando Para o Aluno

Aplicativos estão mudando nosso dia a dia. Pagamos contas, solicitamos táxi e até comida pedimos pelo smartphone, mas até hoje não havia uma ferramenta que facilitasse a vida do professor, percebendo a presença dos alunos em sala de aula. Isso até hoje. Um grupo de alunos, preocupados com a evasão escolar (mau que atinge até 40% dos alunos no Brasil e desperdiça mais de 9 bilhões de reais todos os anos da educação) e com o acompanhamento do dia a dia do aluno desenvolveu o Opa! uma plataforma que vai além do controle de frequência, percebendo o aluno em sala de aula.

Através de tecnologias proprietária desenvolvida pela equipe do Opa!, o app percebe o aluno, registra sua presença ou falta e notifica via mensagem push (tipo whats app) pais, responsáveis e a escola da presença ou ausência do estudante. Toda falta agora é percebida, demonstrando a importância do aluno para a escola e o abandono escolar identificado em tempo real, informando automaticamente órgãos como conselho tutelar, secretaria de educação, gestores da escola e pais. Até o acompanhamento dos programas sociais podem ser feitos pela ferramenta e os gestores podem acompanhar a presença de toda rede de educação em um monitor. Recursos de merenda escolar podem ser melhor dimensionados e um canal direto entre o poder público e os pais dos alunos é criado, possibilitando o envio de mensagens, avisos e notificações.

Pesquisas apontam que 96% dos lares cariocas possuem ao menos 1 smartphone e que menos de 39% dos jovens das favelas cariocas completam o ensino médio por conta do abandono escolar. O Opa! quer mudar essa realidade, aproximando o poder público da população, direto no seu celular, e demonstrando aos nossos jovens que a sua falta na escola, faz falta no seu próprio futuro.
A tecnologia é simples, eficaz e por utilizar desenvolvimento próprio extremamente acessível.

Opa! uma ferramenta para a educação Brasil.


Link do Aplicativo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.pontoweb