De Janeiro, O Rio Desconhecido

791312e44a2d3629f42463816ff576fb4584ae10

O Rio de Janeiro é conhecido por alguns pontos turísticos mundialmente famosos e por paisagens exuberantes. Mas existe um Rio desconhecido em cada bairro, desde a Zona Sul até o mais distante do Centro da cidade, onde a rotina do carioca tem momentos tão simples quanto especiais.

Essa rotina é feita de coisas como o cafezinho na padaria, a conversa na praça, a pelada no campinho, o trabalho voluntário nos abrigos de menores, o sambinha no boteco, a feira de domingo, o casarão do fim século do 19 na beira da linha de trem, o baile de charme debaixo do viaduto, o baile funk de sábado a noite, o chorinho na pracinha, a carrocinha de angú a baiana, o churrasquinho no palito com farofa e molho, a escolha de samba-enredo, o ensaio de bloco, a banda de rock desconhecida, a comida a quilo, o pagode de fundo de quintal na casa da cunhada, as lonas culturais, os mercadinhos de bairro e muitas outras expressões, costumes e locais que compõem o mosaico do que é ser e viver como carioca.

De Janeiro não é só um aplicativo. É um movimento de redescoberta de nossa cidade pela sua própria população. Ao invés de divulgarmos o que os outros dizem que é “bonito e gostoso”, vamos apresentar ao mundo o que tem valor e importância para cada um de nós, que vivemos e moramos no Rio de Janeiro.

Ao final, nosso aplicativo será também uma das mais genuinas ferramentas de apoio ao desenvolvimento local e apoio ao turismo, pois terá a exata perspectiva que o turista quer conhecer: a de quem é do local visitado.

Ao mesmo tempo, nossos jovens passarão a conhecer e curtir mais seus bairros, a encontrar valor em espaços antes ignorados e a cobrar um futuro com mais atenção e melhorias em suas comunidades.

Para isso, nosso aplicativo colaborativo permite e estimula o envio dessas manifestações, espaços, pessoas, etc que denominamos como “dejaneiros”, que serão inseridos em um mapeamento com informações geolocalizadas. Esses “dejaneiros” ainda têm no aplicativo diversas ferramentas de divulgação e trasmissão de informação, com vídeos, fotos, agendas de eventos e notificações com informações extras e atualizadas.

Para estimular a participação de estudantes, criamos um espaço especial para professores e alunos denominado “Mapeando Meu Bairro”, com uma atividade de campo sugerida e uma questionário online para a realização da atividade utilizando o aplicativo com smartphones e tablets.


Link do Aplicativo:

https://goo.gl/Z1epzV